top of page

4 dicas para criação de mapas fictícios



Os mapas são uma parte importantíssima de uma história fictícia, é nele que o escritor e o leitor vão visualizar o terreno e o cenário em que a trama se passará.

Óbvio que não é obrigatório o uso de mapas na sua história, mas fica tão gostoso poder visualizar os conflitos, sem contar que você abre a trama para milhares de possibilidades diferentes.

Então sem mais delongas, vamos aprender a criá-lo.





1- Nomes aos territórios

Primeiro defina quantos territórios estarão no seu mundo. Depois de dividi-lo, dê nome a eles, aos países, as vilas, as cidades, aos mares, aos oceanos, as montanhas e etc. Lembrando que você não precisa fazer de cada coisa, dê nomes apenas aos que serão necessários e aos que aparecem na trama.

O homem deu nome a tudo e você, como escritor, precisa não só desempenhar o papel de "deus", mas também os dos povos antigos desse mundo, até chegar no povo moderno que é sua história hoje.


2 - Desenhe

Comece a desenhar esses territórios pensando em sua interação social com os territórios vizinhos, por exemplo, se um país está em guerra com outro, você vai separá-los ou deixá-los lado a lado?

Outra coisa que você deve pensar é: o clima.

Quanto mais próximo do polo da terra aquele país ou cidade for, mais gelado ele será. Pense no clima que seus países terão e assim os coloque de acordo.


3 - Rios e montanhas

RIOS SEMPRE DESAGUAM NO OCEANO.

Lembre-se sempre dessa informação!

Se o rio não desagua no oceano, então ele será uma bacia ou um lago. Então, geograficamente seus rios SEMPRE precisam começar em algum lugar (de preferência montanhosa) e terminar no mar ou no oceano.

Montanhas são elevações que devem ser colocadas no seu mundo com cautela, afinal se sua cidade ou capital fica ao lado de uma, significa que existe uma depressão, então obviamente essa cidade não é reta.


4 - Civilização

Uma civilização grande como as capitais, na maioria das vezes ficam ao lado de rios por conta do comércio, principalmente na idade média, onde a água é a principal fonte de mobilidade.

Mas lembre-se que será mais difícil ter civilização em um lugar muito frio e em um lugar muito quente, no máximo serão aldeias ou cidades pequenas.


Um mapa pode ser mais do que linhas e nomes bonitos, ele será uma ferramenta que conectará o leitor a sua história, então lembre-se de caprichar na hora de fazê-lo!

Que a força esteja com você!

Comentarios


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page